O PIS corresponde ao Programa de Integração Social e representa diversos benefícios para o trabalhador brasileiro, como por exemplo, o abono salarial. Este valor é fundamental para os contribuintes, mas será que os aposentados têm direito ao PIS? Saiba tudo sobre este benefício e como você pode sacar a seguir?
O que é o PIS?
O Programa de Integração Social (PIS) é uma contribuição tributária descontada mensalmente do salário bruto do trabalhador brasileiro. Esta arrecadação proporciona alguns benefícios para o trabalhador e um da mais importante sé o abono salarial.
O abono salarial é um valor proporcional que fica disponível para o trabalhador em algumas situações. O valor deste direito pode chegar até a um salário mínimo vigente.
Este recurso é pago em sete lotes e para saber quando você poderá realizar o saque do PIS, é preciso emitir o extrato INSS. Quando você deixa de realizar o saque, o valor pode ficar retido e só ser liberado por medida judicial.
O PIS é um recurso direcionado exclusivo dos funcionários da rede privada. Para o servidor público, o benefício que paga o abono salarial é o PASEP. Ambos podem ter datas diferentes, por isso, fique atento!
Aposentados têm direito?
Não é todo mundo que pode receber o valor do PIS. De acordo com as informações e da tabela INSS 2022, poderá receber o valor quem:
- Possuir registro a, pelo menos, cinco anos no PIS;
- Estar com os dados devidamente cadastros no RAIS pelo empregador;
- Receber até dois salários mínimos vigentes;
- Ter exercido cerca de 30 dias, corridos ou não, de serviço remunerado.
Se o aposentado estiver presente nos requisitos necessários, ele pode ter direito a receber o abono salarial através do PIS. É necessário que o contribuinte fique atento ao pagamento dos lotes do benefício.
Vale lembrar que o pagamento do PIS pode ser equivalente a no máximo um salário mínimo, por isso, o contribuinte deve estar atento ao reajuste aposentados, caso haja mudança na remuneração base.
Como sacar o PIS?
O PIS é pago através da Caixa Econômica Federal, portanto, quem já possui uma conta ativa no banco pode receber o valor direito com a instituição. Enquanto isso, o PASEP é gerenciado pelo Banco do Brasil.
Uma outra opção é utilizar o Cartão Cidadão, recurso que permite facilidade para diversos benefícios. O saque do PIS com este cartão é fácil e rápido, sem contar que você também pode verificar saldo e emitir extrato utilizando este recurso.